Enfrentamento das Emergências Climáticas na Amazônia
Grupo de trabalho para discussão de proposta para o PPA Participativo 2023-2025
📢 Participe da assembleia Enfrentamento das Emergências Climáticas na Amazônia
🌎Objetivo da assembleia: Preparar colaborativamente uma proposta de política pública sobre Enfrentamento das Emergências Climáticas na Amazônia a ser apresentada ao Governo Federal por meio da plataforma Brasil Participativo. Em seguida, articular uma campanha para possibilitar a apresentação na nossa proposta ao pode executivo através da plataforma de participação.
📅 Data: 13 de Junho de 2023
Faça parte dessa discussão importante!
Sobre esta assembleia
As populações vulneráveis em todo o mundo têm sido gravemente afetadas pelos problemas climáticos. No Brasil, em particular, a região Amazônica tem enfrentado um aprofundamento desse problema, devido aos crimes ambientais que têm ocorrido, especialmente nos últimos anos. Este grupo de trabalho tem como objetivo organizar uma série de encontros para discutir essa questão e desenvolver uma proposta coletiva que será encaminhada à plataforma "Brasil Participativo" do Governo Federal.
O debate político é fundamental para encontrar soluções
O futuro da Amazônia vem sendo ameaçado pela forma como o ser humano está utilizando os recursos naturais do planeta. Dessa forma, estamos chegando em um ponto de “não retorno’’ para o nosso bioma, seus ecossistemas e populações que dependem dele para seguirem vivas. A ameaça de uma destruição total da Amazônia afeta o modo de vida não só da região Norte, mas de todo o Brasil e do mundo. A nossa Amazônia tem um impacto e influência global!
A partir disso, temos como foco promover a criação de uma proposta que vise o enfrentamento da crise climática de forma participativa, buscando através de debates a solução desse problema emergencial. A proposta será construída com o intuito de ser submetida ao Plano Plurianual do Governo Federal, que nessa edição 2023-2027 será realizada através da plataforma Brasil Participativo. Precisamos nos inserir nesses espaços, uma vez que o clima já é uma emergência! Desenvolver saídas colaborativas para as nossas comunidades é o caminho! Vamos juntes construir essa proposta!?
Objetivo da ação
Nosso objetivo
O objetivo da nossa Assembleia como foco no enfrentamento da crise climática na Amazônia é o de criar uma iniciativa sobre o tema que seja verdadeiramente coletiva e que leve em consideração a pluralidade dos sujeitos e realidades amazônidas para ser submetida ao PPA de 2023 na plataforma Brasil Participativo.
Mas, o que é o PPA? Estamos falando aqui do Plano Plurianual, um documento que é previsto na CF 88 e organizado de quatro em quatro anos, começando sempre no primeiro ano de mandato do presidente do Brasil. A ideia do PPA é que ele seja um definidor de metas, diretrizes e programas do governo. Nesse ano de 2023 vamos ter uma edição aberta a participação da população, através da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue às(aos) senadoras(es) e deputadas(os) no Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Com essa oportunidade, cidadãos de diversas regiões do país estão utilizando esse espaço aberto para submeter propostas sobre diversos temas. E achamos de extrema importância aproveitar esse espaço para pautar um tema que nos atinge tão intimamente e por vezes é discutido sem nos colocar no centro do debate. Sendo assim, visamos construir encontros de discussão sobre como enfrentar a crise climática na Amazônia que ajudarão a elaborar uma proposta que tenha a participação e o conhecimento dos que aqui vivem.
A iniciativa coletiva deve reunir especialistas, organizações e cidadãos engajados para discutir e implementar estratégias efetivas de conservação dos recursos naturais, investimento em energias renováveis e políticas públicas que incentivem a preservação da floresta e o desenvolvimento econômico equilibrado e justo da região. A proposta é um importante meio de incentivar a tomada de ações concretas que protejam o meio ambiente e garantam um futuro sustentável para a Amazônia e o planeta como um todo. Ao ser enviada à plataforma Brasil Participativo, a iniciativa coletiva pode ganhar ainda mais visibilidade e incentivar a participação de um número maior de pessoas engajadas na causa ambiental, fortalecendo a luta contra a crise climática na Amazônia e em todo o mundo.
Organização interna
Colegiada e horizontal
Compartilhar: